jamie oliver, simplesmente sofisticado

chefs

Publicado em janeiro 24th, 2014 | por phocus+

0

O CHEF BRITÂNICO JAMIE OLIVER é conhecido pelo uso de alimentos naturais e orgânicos e por seu trabalho em mudar hábitos alimentares nas escolas do mundo, baseados até então em maus alimentos industrializados e fast-food, que ele propôs trocar por refeições balanceadas, naturais e ricas em verduras e fibras

“Meu sonho é que toda criança no mundo seja alimentada corretamente na escola e deixe a escola com seus 16 anos entendendo o que é comida e como ela afeta seu corpo.”

Em 2002, Jamie lançou-se num projeto ambicioso. Selecionou 15 jovens carentes, que nunca tinham posto o pé numa cozinha de restaurante e transformou-os em cozinheiros profissionais, trabalhando sob as suas ordens no seu novo restaurante Fifteen em Londres. O restaurante e a série  de TV que acompanhou a iniciativa, têm enorme sucesso. Jamie não retira quaisquer lucros destes  restaurantes – toda a receita vai para apoio às instituições que fazem a formação dos estudantes.

Por seus esforços em prol da sociedade, foi indicado em 2003, como Membro do Império Britânico pela rainha Elizabeth II.

Inspirado pela sua paixão pela cozinha e ingredientes italianos, Oliver abriu uma cadeia de restaurantes de bairro, a Jamie’s Italian, que servem comida italiana simples e a preços acessíveis. A aposta é cozinhar com autenticidade, simplicidade e, acima de tudo, paixão. A primeira unidade no Brasil do Jamie’s Italian chega a São Paulo em breve!

Após o sucesso de seus livros, com destaque para 30 Minutos e Pronto, o chef tem um novo livro de receitas e um novo programa de televisão para nos ensinar a fazer compras, a organizar o freezer, a aproveitar as sobras, ou seja, a poupar: Poupe com Jamie.

“Aprendi nos últimos anos: industrializado não significa porcaria. Má qualidade é má qualidade. Ciência, linhas de produção, agrônomos, técnicos, isso pode significar muita qualidade. “

O garotinho que sofria com dislexia na escola e não conseguiu se formar, trabalha com comida desde os 7 anos no pub da família, tem 4 mil pessoas trabalhando para si e é dono de uma fortuna estimada em £ 150 milhões, mais de meio bilhão de reais. Alguns outros números do seu império: 27 programas de TV distribuídos em mais de 40 países, 24 livros lançados (com best-sellers com mais de 1 milhão de cópias), quatro redes de restaurantes (a marca Jamie’s Italian está em toda a Inglaterra e em Dubai, Cingapura, Rússia, Turquia, Irlanda), quatro aplicativos para celular, um canal no YouTube, uma revista mensal de receitas, uma rede de escolas de cozinha, uma empresa de catering, uma fornecedora de fornos, uma linha de produtos de cozinha, uma linha de ingredientes. A lista prossegue. Para não falar na fundação que promove diversas campanhas na Inglaterra e no mundo todo pela alimentação consciente nas escolas.

“É preciso se preocupar não só com o que já é bom: é preciso se preocupar em fazer o que é mediano virar bom. O mundo está em um novo momento, num momento muito interessante.”

Tags: ,


Sobre o Autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo ↑